Fale conosco pelo WhatsApp

Categorias

Postagens recentes

Como escolher o meu primeiro terno

Cedo ou tarde, vai chegar o momento em que você precisará de um traje social. O convite para uma formatura, uma festa de casamento ou um jantar formal acontece e você vai precisar se vestir a altura da ocasião. 

O traje social, para vestir bem, conta com muitos detalhes e é importante que a roupa encaixe perfeitamente no seu corpo. Por isso, é essencial ter ao menos um que seja versátil, elegante, atemporal e funcione bem em eventos diurnos e noturnos. E nós vamos te ajudar a fazer boas escolhas! 

Terno ou Costume?

Apesar de habitualmente as pessoas chamarem de “terno” a dupla de paletó e calça, o nome desse duo é “costume”.

O terno, como o próprio nome sugere, é o nome que se dá ao conjunto de 3 peças: paletó, colete e calça social.

O traje social completo é formado pelo terno, mas, na maioria das ocasiões formais, o que será exigido mesmo é o costume. Se você puder ter um terno, ótimo. Se não puder, tenha ao menos o costume.

Terno: paletó, colete e calça social     Costume: paletó e calça social


Como escolher meu primeiro traje social?

O mais importante é escolher uma peça versátil e que funcione bem em diferentes ocasiões. Mas, então, qual a cor, tecido, padrão e acessórios ideias? 

Para esclarecer essas dúvidas, confira as dicas que trouxemos aqui neste texto.

Qual cor é a ideal?

Há uma grande variedade de cores disponíveis atualmente: cores vibrantes, pastéis ou sóbrias. Cada uma delas é mais indicada para um tipo de ocasião, no entanto, existem opções versáteis e que funcionam bem em contextos diferentes, seja em eventos diurnos ou noturnos.

Entre as cores mais versáteis, está o cinza. Ela traz uma presença sofisticada para eventos noturnos e fica leve em eventos à luz do dia. Além disso, é fácil de combinar, o que facilita a escolha da camisa, do sapato e demais acessórios.

Contudo, existe uma cor de terno que é um super coringa para todas ocasiões: o azul marinho. Essa cor é imponente e imprime muita elegância, fazendo do look uma produção perfeita para diferentes tipos de eventos em horários diversos. Para completar, ainda é fácil de harmonizar, combina com camisas claras e escuras, sapatos pretos ou marrons.


Por que não o terno preto?

O terno preto ainda é uma boa opção para alguns eventos e sim, é indicado que você tenha um deles no guarda-roupa. No entanto, essa cor pode ficar um tanto quanto pesada em certos eventos. Em um casamento diurno, por exemplo, ele pode deixar a produção sisuda e inadequada.

Portanto, na hora de escolher o seu primeiro terno, o azul marinho e o cinza são as melhores opções.

Qual padrão é o mais indicado?

As padronagens deixam a produção mais estilosa e, sem dúvida, dão mais destaque ao look. Se você deseja contar com um terno que tenha uma padronagem, escolha uma mais discreta, como a espinha de peixe. Esse padrão é elegante e não compromete tanto suas possibilidades. 

Porém, para o primeiro terno, é mais interessante prezar pela versatilidade. Padronagens como window pane, príncipe de gales e risca de giz limitam combinações e você precisa de peças que funcionem bem em todas as situações e que conversem com as roupas já existentes no seu armário. Depois, quando já puder contar com uma variedade de ternos lisos, será o momento de escolher uma padronagem com um visual diferenciado.

Qual tecido é melhor para o primeiro terno?

Outro fator fundamental na hora de escolher o primeiro terno é observar qual é o tecido da peça, isso é essencial para ter um modelo confortável e durável.

O tecido mais indicado é a lã fria. E não, ela não tem nada a ver com o inverno, aliás, é um material que traz muito conforto térmico no verão. Esse material recebe algumas classificações dependendo do tipo da lã, podendo ser Terno Fio Super 100, Super 120, Super 150 ou Super 180. Quanto mais fino e leve, maior a numeração, porém, isso também quer dizer que o tecido vai amassar mais, o que pode comprometer a estética da produção se você não cuidar corretamente do tecido.

Por outro lado, os tecidos sintéticos têm uma tecnologia que facilita o cuidado das peças e garante bom caimento e conforto térmico. Esse é o caso da junção do poliéster e da viscose, formando a poliviscose. Esse tecido, muito usado em ternos, tem um valor acessível e ótima qualidade, sendo uma excelente opção para o seu primeiro terno.

Qual terno tem o melhor caimento?

O caimento do terno faz total diferença no visual, peças largas e que não estão de acordo com seu tipo de corpo ficam deselegantes e podem aparentar desleixo. Portanto, fique sempre atento ao caimento das peças.

Uma peça com caimento perfeito tem características que são essenciais para deixar o terno confortável e visualmente mais bonito:

  • Ombro: O paletó deve ter a costura sobre a linha do ombro. Se ficar abaixo, a peça está grande demais e vai parecer errada para o seu corpo, se estiver acima, o terno está apertado e isso irá deixar a peça bem desconfortável.
  • Manga do paletó: Ela deve ficar um dedo acima da manga da camisa, de forma que a camisa apareça levemente. Uma boa referência é deixar a manga do paletó sobre o ossinho na junção do punho. E o ideal é não deixar tecido sobrando na camisa, assim o paletó terá um caimento ajustado e sem volume excessivo.
  • Comprimento do paletó: Ele deve cobrir o quadril e não passar dessa região. Para referência, com os braços esticados, use o início do polegar como marco, o comprimento não pode ultrapassar essa linha. Paletós longos podem encurtar a silhueta e dar a impressão de que você é mais baixo.
  • Barra da calça: Não deve ter tecido em excesso sobre o sapato, isso pode achatar e passar uma imagem de desleixo. Por isso, a barra da calça deve terminar na linha do cano do sapato, esse é um estilo mais moderno e ideal para ternos slim. Há quem goste da barra um pouco mais curta, quando a peça finaliza sobre o osso do tornozelo, fique livre para escolher essa opção.

Os modelos de terno slim são mais utilizados atualmente. Eles compõem uma produção sofisticada e valorizam a silhueta masculina, sendo a melhor opção para o seu primeiro terno.

Ternos de qualidade carregam por trás das peças um estudo do biotipo dos corpos e, por isso, sempre vestem muito bem. Mas é possível que alguns ajustes precisem ser feitos, nesse caso, escolha lojas que ajustem as peças para que o terno fique confortável no seu corpo de forma que você tenha liberdade de movimento sem perder o desenho refinado do traje.

Devo comprar acessórios?

Um look formal completo pede camisa, gravata e sapato. Então, se você não possui esses acessórios, vale sim investir em peças que complementam seu terno.

Para a gravata, pode ficar livre para escolher a que mais te agrada, mas os modelos lisos em tons azuis, cinzas e até no preto são boas opções para não errar. Aos poucos, você pode adquirir gravatas de cores variadas e com estampas, pois ao alterar essa peça, seu look já ganha uma nova versão e, com esse truque, você pode usar o mesmo terno em diversos eventos.

Quanto à camisa, a branca é a mais básica e essencial em qualquer armário, irá funcionar com diversas cores de terno. A camisa azul clara também é fácil de combinar e um bom coringa. Para usar com um terno azul marinho, as duas ficam perfeitas. Além disso, ambas peças podem ser usadas de forma independente ou combinadas com gravatas em tons mais escuros. 

Já para o sapato, prefira um clássico marrom, ele é elegante na medida certa. O sapato preto é uma boa opção, mas traz uma formalidade maior, sendo ideal para eventos no período da noite. Sobre os modelos, fique entre o oxford e o derby. O segundo é levemente mais casual, mas ainda pode ser usado em eventos diurnos e noturnos. Contudo, os dois modelos são versáteis, sofisticados e se tornarão coringas nas suas produções.

Principais dicas para você escolher o primeiro terno:

  • Um terno azul marinho liso é a melhor escolha para seu primeiro traje. Ele pode ser usado em eventos diurnos e noturnos e é fácil de combinar, ou seja, uma peça versátil do jeito que você precisa.
  • No tecido, a poliviscose tem qualidade e bom conforto térmico, características essenciais. Quanto ao modelo, prefira algo moderno, o terno slim é uma excelente escolha, se necessário, faça ajustes para que ele tenha um bom caimento no seu corpo.
  • Para a camisa, aposte em uma básica branca e escolha uma gravata que mais te agrada. Nos pés, um sapato oxford ou derby marrom, veja aquele que combina com seu estilo.

Agora você está apto para fazer a melhor escolha para o seu primeiro terno. Nas lojas Homem S/A você conta não só com a orientação de um consultor de estilo, mas também com ajuste sem custo adicional para garantir que as roupas vistam o seu corpo perfeitamente. Confira nossos endereços clicando aqui.

Postagens recentes