Fale conosco pelo WhatsApp

Categorias

Postagens recentes

Como combinar cores na moda masculina: entenda o círculo cromático, veja ideias e inspirações

Combinar cores não é uma tarefa tão simples e, por vezes, é muito mais fácil optar pela garantia dos tons neutros do que sair do comum e usar uma produção colorida.

Os looks com preto, cinza, branco, marinho e bege são possibilidades incríveis para produções mais formais, no entanto, é interessante contar com alternativas de peças coloridas para usar em ocasiões casuais, criando looks mais alegres, estilosos e que destaquem a sua personalidade.

Se para você também é mais confortável escolher peças de cores sóbrias e raramente uma roupa colorida entra no seu armário, saiba que está perdendo oportunidades de usar looks incríveis. Por isso, fica a dica: fique aqui e continue lendo esse texto.

Reunimos aqui as principais dicas de como combinar cores na moda masculina, é bem mais fácil do que você imagina! 

O círculo cromático

O círculo cromático é muito conhecido por quem trabalha com design ou áreas semelhantes. No mundo da moda ele também é muito usado, mas ainda pouco explorado pelas pessoas no geral, apesar de ser muito útil na hora de se vestir.

O círculo é, basicamente, uma representação simplificada da percepção de cores que o olho humano tem. Possui 12 partes e cada “fatia” traz uma cor em diferentes tonalidades formando um espectro perfeito. As tonalidades mudam por conta dos níveis de saturação das cores, passando por tons mais vibrantes e tons mais claros, como as cores pastéis.
Entre cores quentes e frias, o círculo é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. E a partir da mistura dessas cores, muitas outras são formadas.

Esse conceito foi criado por Isaac Newton e recebeu adaptações ao longo da história. Hoje, ele é adotado pelo mundo da moda e usado como um recurso por consultores de estilo para formar combinações de cores mais harmônicas aos nossos olhos.

O círculo cromático é perfeito para fazer escolhas de cores para produções color blocking, mas também para criar looks ousados e modernos.

Como combinar cores do círculo

A combinação de peças coloridas pode ser baseada na teoria das cores, essas podem ser cores análogas, complementares, tríades ou monocromáticas. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um na sequência.

Cores análogas

Essa combinação é composta por uma cor primária e as cores ao lado dela no círculo cromático, ou seja, as cores vizinhas. Por exemplo, quando falamos de cores análogas, o vermelho pode ser combinado com laranja ou rosa. 

Esse tipo de combinação se parece com o look monocromático, pois tem cores parecidas, mas não idênticas. Contudo, é mais vibrante e alegre, sendo uma boa opção para curtir eventos ao ar livre e que tenham uma característica mais casual.

Algumas combinações possíveis para explorar as cores análogas:

  • Verde e azul: Essas cores formam um look clean, leve e harmônico. Por serem cores frias, elas criam uma combinação de personalidade e agradável para ser usada no dia a dia.
  • Rosa e vermelho: Essa dupla cria uma produção harmônica e intensa. O rosa quebra a força do vermelho e dá um toque de leveza ao look. O resultado é um visual muito charmoso.
  • Roxo e azul: O roxo rompe com a seriedade do azul e o resultado é um visual marcante e cheio de personalidade.
  • Amarelo e laranja: Das possibilidades de cores análogas, essa é uma das mais alegres. Se você gosta de um visual criativo e alegre, uma produção com o amarelo e laranja irá criar um look vívido.
  • Vermelho e roxo: Apesar da força dessas duas cores, essa combinação pode criar um visual mais sofisticado e formal, dependendo do estilo das peças escolhidas e dos tons das cores.

Cores complementares

As cores complementares do círculo cromático são aquelas que ficam uma do lado oposto da outra. Geralmente, elas consistem em combinações entre uma cor fria e uma cor quente.

As produções com essas cores são modernas e ousadas, por isso, vale ter certo cuidado para não pesar demais e acabar com um visual com peças que não combinam entre si.

Algumas combinações possíveis com cores complementares:

  • Vermelho e verde: O vermelho é uma cor que transmite poder, força e sensualidade, por outro lado, o verde é mais leve, transmitindo tranquilidade e elegância. Nesse caso, podemos dizer que os opostos se atraem, e muito!
  • Azul e laranja: A mistura de uma cor solar com uma cor fria forma uma produção com personalidade e leveza ao mesmo tempo. Para combinar esse look, você pode escolher um jeans tradicional com uma camisa polo laranja, se não quiser ousar, opte por uma tonalidade mais leve.
  • Roxo e amarelo: Pode parecer que essas duas cores não funcionam juntas, mas sim, elas são complementares. Você pode escolher peças com um tom mais claro, puxando para o bege e um roxo ou vinho mais fechado, garantindo um look elegante e leve.

Combinação de cores tríades

Aqui a ideia é escolher três cores do círculo cromático que tenham a mesma distância entre uma e outra. Escolher uma cor pra ser o protagonista do look vai te ajudar a combinar melhor todas as peças.

Como você vai trabalhar com três cores no look, uma boa dica é usar ao menos uma delas em uma tonalidade mais clara. Isso irá facilitar a harmonização dos tons e deixar a produção mais equilibrada e sofisticada.

Algumas combinações possíveis com cores tríades:

  • Verde, laranja e roxo: O verde vem como uma forma de aliviar a força das cores mais vibrantes laranja e roxo. Em vez de um ir com um verde mais vivo, prefira uma peça com tonalidade verde militar ou musgo, isso traz mais harmonia ao look.
  • Vermelho, amarelo e azul: Assim como na combinação que acabamos de citar, o azul aqui é a única cor fria e traz equilíbrio ao look. O azul marinho e o amarelo mostarda ficam incríveis juntos, busque peças nesse tons. O vermelho mais fechado, como um bordô, pode entrar em um acessório do look.

Combinação monocromática

Dentro de cada parte do círculo cromático há diversos tons de uma única cor. Ali já existe uma infinidade de possibilidades para misturar tons e formar looks naturalmente leves, alegres e elegantes.

Escolha uma cor que você quer no look monocromático e veja diferentes saturações daquela cor para misturar na produção. É possível criar um look com tons bem próximos ou com tons bem distantes. Se quer algo mais leve, escolha uma das peças com cor mais clara, como azul, verde ou amarelo claro.

Algumas possíveis combinações monocromáticas:

  • Azul: Essa cor é muito sofisticada e possui um tom super versátil: o azul marinho. Se combinado com um azul mais claro fica elegante e pode funcionar bem até em produções do dia a dia ou do trabalho.
  • Verde: Nessa “fatia” do círculo você vai encontrar desde verdes mais fechados até os mais claros. Invista numa produção com tons mais parecidos com o verde militar para construir produções sóbrias ou em verdes vívidos para looks estilosos.

Outras dicas para combinar cores

O círculo cromático é uma ferramenta que, aliada ao conhecimento de estilo, pode ajudar a combinar cores e criar produções que passem a imagem que você deseja transmitir. 

Ele permite que possamos identificar as cores existentes e visualizar as que dialogam entre si, dessa forma, podemos formar combinações harmônicas e que vão ao encontro dos nossos objetivos.

Na hora de misturar essas cores, uma dica é ter um olhar crítico para o look e se questionar: “o que eu quero transmitir com essa produção?”; “o que as pessoas vão pensar quando me verem nesse look?”. Essas são perguntas simples, mas vão te direcionar para vestir uma produção que está de acordo com seu estilo e a mensagem que quer transmitir ao outro.

Para os looks coloridos, procure não pesar tanto a mão na quantidade de cores, além disso, tente evitar usá-las na mesma proporção. O ideal é eleger uma cor para estar predominante no look e ir adicionando as outras cores em doses menores.

Você também não precisa se tornar um refém de looks color blocking, aqueles muito coloridos e vívidos. Isso porque os tons pastéis também funcionam na mistura de cores baseadas no círculo cromático. No entanto, é recomendado equilíbrio, um armário apenas com tons pastéis se torna pouco atraente e monótono, por isso, tente variar às vezes e apostar em cores mais vívidas.

Se você curte um estilo mais básico e geralmente evita usar cores muito fortes, uma alternativa é adicionar cores nos acessórios, pois eles são mais discretos e vão dar um toque colorido, enriquecendo a produção como um todo. Um cachecol, um sapato, um cinto ou outra peça colorida irá transformar seu visual sem peso ou exageros.

Vista-se com elegância e personalidade

Caso você ainda não tenha muita familiaridade com combinações de peças coloridas, nós da Homem S/A podemos te ajudar. Em nossas lojas, você é atendido por consultores de estilo, eles sugerem looks que tem tudo a ver com a sua personalidade e estão de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais.

Visite uma de nossas lojas: https://www.homemsa.com.br/nossas-lojas/

Postagens recentes